A editoria de Política é uma seara delicada. A cada pauta, estamos lidando com demandas complexas. Maior exemplo é a cobertura que o Diário faz do Caso Rodin ao longo dos últimos oito anos.
VÍDEO: jornalistas do Diário relembram os temporais de outubro
A operação da Polícia Federal e Ministério Público Federal colocou a nossa maior instituição, a UFSM, no epicentro de um escândalo sem precedentes na história recente do Estado após o desvio de milhões de reais do Detran. Mas, por trás da UFSM, há figuras públicas conhecidas.
Estagiária do 'Diário' relembra serviço que ajuda a bicharada
Uma das maiores lições tiradas ao longo desses anos de cobertura é a de jamais ser leviano, resvalar para a indiferença ou incorrer em pré-julgamentos. Uma situação que mexeu comigo ocorreu em março deste ano, quando noticiamos que um professor da UFSM foi absolvido, em primeira instância, das acusações de participação na fraude. Em certo trecho, o professor escreveu tive até vergonha de sair na rua.
Editora de Geral do Diário relembra série de reportagens de prevenção ao suicídio
A fragilidade, a exposição e o sentimento de vergonha transparecem ao longo das linhas escritas pelo professor. Não estamos aqui para execrar ou absolver quem quer que seja. Pelo contrário. Agimos com ética e retidão.
Repórter de Esportes do Diário relembra episódio solidário de times de rúgbi e futebol americano
Relatar um fato tão permeado de detalhes, e que está envolto em uma teia de desdobramentos jurídicos e de interesses políticos, é um desafio hercúleo. Ao mesmo tempo, carrego um sentimento de decepção ao ver, com base nas sentenças judiciais, que ainda impera o entendimento entre aqueles que detêm o poder de que o dinheiro público não tem dono. Em meio a dissabores, ficam o desafio e a obrigação de manter o foco na busca intransigente pela notícia correta: darmos o fato, tal qual ele é, sem jamais deixar o contraponto.
15 MOTIVOS PARA LEMBRAR DE 2015
Até a última edição do ano, o Diário mostrará 15 histórias que, durante 2015, mudaram realidades não só dos personagens retratados, mas também transformaram de alguma forma os seus jornalistas. Repórteres, editores e fotógrafos contam como levar a informação também acabou provocando mudanças em si mesmos.